Consciencia negra 2021

consciencia negra
consciencia negra

Olá Criativos e Criativas, tudo bem com vocês!

Hoje quero deixar algumas sugestões para trabalhar o dia da Consciência Negra com os alunos em sala de aula e também de forma virtual.

Vamos  falar um pouco sobre

consciencia negra
consciencia negra

Para você baixar  em PowerPoint

% Consciencia negra 2021

consciencia negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro.

              Consciência negra 

Essa é uma das ocasiões mais necessárias para serem trabalhadas, mostrar de fato a história dos negros trazidos da África, essa data  é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Devemos trabalhar essa data, mostrando o verdadeiro sentido de falar sobre A Consciência Negra.

Não apenas colocando nossos alunos para tirarem fotos com perucas e fazendo alusões ao tema.

É uma  data muito importante, e foi  escolhida por coincidir com o dia a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou bravamente pela  libertação do povo contra o sistema escravista.

O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira.

A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

O que significa consciência negra?

Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo assim mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também reforçando as lideranças atuais. “É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo”.

As celebrações do 20 de novembro surgiram na segunda metade dos anos 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo O idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira. Silveira foi um dos fundadores do Grupo Palmares.

Diversos estados e mais de mil cidades no país adotaram a causa e instituíram a celebração por meio de leis municipais e decretos estaduais. O Quilombo dos Palmares, o mais famoso pela resistência e organização em diferentes aldeias interligadas e considerado o maior quilombo territorial e temporal do Brasil, ficava na Serra da Barriga, no atual município de União dos Palmares. A comunidade quilombola durou cerca de cem anos. Em seu auge, chegou a abrigar de 25 mil a 30 mil negros.

O dia homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares. Zumbi teve sua cabeça exibida em praça pública. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado (MNU) no país, que transformou a data em nacional. Desde 1997, Zumbi faz parte do Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade.

Qual a importância de falar sobre a consciência negra nas escolas?

Foi em 2003, que essa data a Consciência Negra entrou no calendário escolar com a lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Oito anos depois, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O que o dia da consciência negra representa?

Representa o  movimento negro no Brasil com  uma série de movimentos realizados por pessoas que lutam contra o racismo e por direitos.  A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu primeiro artigo, diz que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos…”.

Movimentos sociais expressivos envolvendo grupos negros perpassam toda a história do Brasil. Contudo, até a abolição da escravatura em 1888, estes movimentos eram quase sempre clandestinos e de caráter específico, posto que seu principal objetivo era a libertação dos negros cativos.

 

% Consciencia negra 2021 % Consciencia negra 2021 % Consciencia negra 2021 % Consciencia negra 2021

Texto adaptado de Enciclopédia Livre

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More