Atividades para educação infantil pré escola 4 anos
Oi gente!
Bem vindos ao Cantinho Criativo!
Veja neste post:
Atividades para educação infantil pré escola 4 anos
Olá pessoal, sabemos da importância de trabalhar atividades lúdicas com as crianças, mas sabemos também que esse momento onde enfrentamos uma pandemia, as atividades lúdicas requer tempo, requer uma demanda da família para a realização das propostas de atividades enviadas para casa.
Cada unidade escolar tem uma realidade, cada estado uma realidade, e precisamos adaptar as atividades, para que as nossas crianças possam realizar.
Para imprimir em PDF 
ATIVIDADES PARA EDUCACAO INFANTIL
Atividades para educação infantil de linguagem para educação infantil 4 e 5 anos
De acordo com a BNCC, e as habilidades propostas:
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar
para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
– Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas,
elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções
(inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
-Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural,
das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
– Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens
artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem
ao entendimento mútuo.
– Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva.
– Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo
do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
-Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que espeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
– Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas.
-Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com
acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza.
-Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Atividades para educação infantil coordenação motora
Antes das atividades propostas, fazer perguntas norteadoras para assim poder saber o que queremos atingir com as habilidades:
1-Como está a coordenação motora dos alunos com relação a traçado de letras e números?
2-Trabalhar com as crianças o traçado de letras e números de estudados,
usando tinta guache, giz de cera, etc.
3-Atividades relacionadas a coordenação motora colagem com grãos, tinta guache.
Atividades para educação infantil 4 anos com alfabeto
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e
outras formas de expressão.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Atividades para educação infantil 4 anos e 5 anos com números
(GO-EI03ET15) Identificar e compreender a utilização de números no seu contexto diário como indicador de quantidade, de ordem e de código.
(números)
Espero ter ajudado!
Você poderá gostar também.
Sugestão sondagem primeiro ano fundamental 1
Atividades de alfabetização com as letras do alfabeto 2021